domingo, 14 de dezembro de 2014

Feira de Boas Práticas foi realizada com sucesso em Laranjeiras/SE


Aconteceu na Quadra Wlisses Maynard, centro de Laranjeiras, a Feira de Boas Práticas nesse domingo, 14, onde vários produtos foram apresentados. A feira organizada pelos agentes comunitários foi oferecido pelo programa ReDes nacional, como uma ação do projeto do Instituto Votorantim e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tendo o apoio regional da Votorantim Cimentos Unidade Laranjeiras.
O evento que aconteceu durante todo o dia, com ministradores de conhecimentos profundos da cidade a exemplo do Secretário de Planejamento Paulo Leite, e de tantos outros que aprofundaram sobre o tema, contou com o pessoal das cidades de Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro e da cidade de Laranjeiras onde aconteceu o evento. Temas sobre o desenvolvimento econômico da cidade foram discutidos e apresentados aos grupos presentes. Dois principais pontos mais explorados foram à questão do turismo e da segurança. Ana Angélica (Votorantim Cimentos em Laranjeiras), falou do projeto trabalhado quanto a questão da segurança no turismo junto a Prefeitura de Laranjeiras. Mas, segundo ela, isso foi por volta de 2007 que duraram alguns anos até que outro prefeito entrou e não prosseguiu o projeto. O turismo precisa melhorar, principalmente em Laranjeiras por ser uma cidade histórica e com um grande atrativo turístico por meio de igrejas, museus e pontos turísticos a exemplo da Gruta da Pedra Furada – um túnel inicia nas proximidade do Povoada Machado com saída ou entrada na igreja da Comandaroba. Há indícios que neste túnel há alguns anos pessoas tentaram passara por ele mas não conseguiram sair mais. Muita história pra contar a cidade de Laranjeiras tem.


Na feira houve apresentação de grupos folclóricos, de capoeira entre outros além de oficinas e palestras tidas como de profunda importância para os visitantes, e participantes da feira. O que houve na verdade foi uma troca de experiências onde quem sabia aprendeu mais e quem não sabia ficou sabendo.
No final da feira os grupos formados que discutiram os temas ficaram encarregados e acionarem as discussões e aquilo que eles mesmos aprovaram colocando em prática seja junto aos governantes ou mesmo as comunidades para promover o desenvolvimento econômico na região.
O Secretário de Pesca de Laranjeiras, José Carlos, o Sobó, apoiou o evento com uma mesa de pescado do Entreposto de Pedra Branca. Ele falou em seus projetos e disse estar muito satisfeito com o apoio da Votorantim, e da parceria com outras instituições que tem dado suporte a Colônia dos Pescadores gerando o desenvolvimento dessa classe bem como de toda comunidade não somente pesqueira, mas moradores do seu bairro. Disse que até a feira no local já está sendo movimentada e até um carro já foi disponibilizado para essas atividades.

Pessoas como Sobó, Aline, Sabrina, Ana Angélica, Paulo leite, Anderson, Regina entre tantas outras têm o que passar conhecimentos com precisão.

Amanhã, dia 15/12, tem mais no Clube Recreativo de Laranjeiras e o encerramento na terça-feira, 16, onde os participantes do curso de Liderança Cidadã estarão sendo certificados da formação que duraram meses. 
Para acessar todas as fotos, clique aqui: Galeria de Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário